Para oferecerem um bom funcionamento, empresas precisam seguir regras: Práticas e burocráticas. Então hoje vamos falar sobre uma parte dessas regras: a importância da emissão de documentos fiscais para pet shop.
Todo estabelecimento precisa arcar com taxas e impostos, além de emitir documentos, para que o cliente também saiba de que forma aquela tributação está sendo distribuída ao efetuar a compra.
E por ser algo trabalhoso, porém necessário, é fundamental que donos desse tipo de empreendimento estejam atualizados sobre o assunto.
Se você tem curiosidade em aprender mais sobre a importância da emissão de documentos fiscais para pet shop, continue com a leitura.
O que é Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-E)?
Se você é dono de pet shop ou pretende ingressar no ramo, com certeza já pesquisou sobre as exigências do negócio. Então, já sabe que tributações e tudo o que envolve o assunto, é de suma importância.
Para saber melhor sobre a emissão de documentos fiscais para pet shop, também é importante pesquisar sobre as regras fiscais do seu estado, que podem ser diferentes dos demais.
Mas, independente da resposta, é essencial que todo gestor conheça um pouco sobre o assunto, e saiba que a NFC-e é um documento eletrônico de modelo 65, que substitui o Cupom Fiscal Eletrônico e Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
Ela também pode ser comparada a uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-E), ficando assim à critério do Estado aceitar ou não o documento. Em geral, as diferenças estão mais na validação do envio do XML.
Ela é emitida e armazenada de maneira digital pelo contribuinte credenciado pela Secretaria da Fazendo do Estado em questão, e só existe digitalmente.
A validade é garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização que a Secretaria da Fazendo concede, e pode ser enviada à SEFAZ do Estado, contendo então informações, como:
- Totalidade dos valores
- Informações tributárias
- Opções de pagamento
- Produtos/compras
Como emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica?
Como já foi dito anteriormente, é necessário que cada gestor procure saber sobre as exigências do estado em que o estabelecimento se encontra para que todas as regras sejam cumpridas, evitando complicações posteriores.
Sendo assim, é importante saber que cada Estado terá sua própria emissão e apresentará em comum, a exigência do uso de certificação digital e informações, como:
- Descrição dos produtos
- Dados do consumidor e da empresa
- Quantidade de produtos
- Valores unitários
- Valor total daquela venda
- Alíquota de ICMS
- Formas de pagamento
- Valor destacado do ICMS
As outras exigências ficarão a critério do Estado, onde se localiza o estabelecimento em questão, levando em consideração suas próprias padronizações.
A maior dica, nesse momento, é encontrar um software confiável e atualizado, que faça o trabalho por você, enquanto você se preocupa com outras questão importantes relacionadas ao seu negócio.
Quando e como emitir documentos fiscais
No caso da emissão de documentos fiscais para pet shop, você também pode precisar emitir a nota de prestação de serviços.
Por exemplo, se você oferece serviço de banho e tosa, precisa emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), que já é obrigatória em todo o país.
Para saber como emitir a NFS-e, é preciso lembrar que o sistema de emissão depende exclusivamente da prefeitura, podendo esta, disponibilizar um ambiente interno e eletrônico para a elaboração ou não.
Mas, independente disso, os dados que serão necessários para emissão, são:
- Valor
- Descrição completa do serviço
- Identificação de empresa e cliente
- Código Fiscal (CFOP) 5.933
- ISS da cidade
- Valor destacado (ISS)
Alguns municípios exigem certificado digital para a emissão de documentos fiscais para pet shop, fique atento e pesquise sobre a realidade do seu empreendimento.
É importante ter cadastro para emitir notas à pessoas jurídicas?
Tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas podem receber a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Mesmo que o foco do estabelecimento seja atender a consumidores finais, utilizando a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, é possível obter clientes que desejem receber a Nota Fiscal Eletrônica.
Se mantenha atento: Essa nota só pode ser emitida quando houver venda de produtos. Para serviços prestados, é preciso emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
Outro exemplo que mostra a importância de ter cadastro para emissão de documentos fiscais para pet shop na Secretaria da Fazenda, é a facilidade na devolução de produtos.
Para remeter alguma mercadoria à outra empresa ou a fornecedores, por exemplo, a empresa precisa do documento fiscal para envio. Sendo assim, é sim importante a criação de cadastro para conseguir emitir documentos fiscais para clientes e fornecedores.
Emitindo A Nota Fiscal Eletrônica
Agora que você já sabe da importância da emissão de documentos fiscais para o seu pet shop, é importante então conhecer a maneira como ocorre essa emissão.
Há algum tempo atrás, as secretarias de cada Estado disponibilizavam um software gratuito para essa emissão, mas com o tempo, ele foi descontinuado.
Hoje, é fundamental a participação de um software confiável que mantenha padrão e atualização para auxiliar a empresa, nesse caso seu pet shop, a emitir documentos fiscais.
Ele é um documento complexo, um pouco mais do que os anteriores, e só pode ser autorizado para uso com certificação digital.
Confira as informações necessárias que precisam estar presentes:
- CFOP
- Descrição de produtos
- Informações de emitente e destinatário
- Valor total
- Valores unitários
- Número da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)
- Tipos de frete todos os detalhes envolvidos
- Destaques tributários
Conclusão
Para manter seu negócio em bom funcionamento, respeite as leis e regras. No caso das notas fiscais, se mantenha sempre informado sobre as exigências do seu Estado.
Você pode contar com a ajuda do seu contador, por exemplo.
Garanta assim, de maneira segura, a emissão de documentos fiscais para o seu pet shop e conquiste seu lugar no mercado!
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