Se você é dono de pet shop, deve estar sempre ligado em como pode melhorar o seu atendimento ao cliente, então pensando nisso, trouxemos informações sobre como fazer um check-list completo de banho e tosa para pet shop.
Check-list é uma ferramenta de gestão que melhora o padrão e a qualidade de um serviço. O conceito é bem simples: uma lista com todos os passos que devem ser seguidos em uma tarefa.
Sendo assim, montamos um artigo de conceitos para você usar na sua check-list e ao final do artigo você vai encontrar um modelo de check-list pronta que você pode usar como padrão no seu Pet Shop!
Dados do animal
Para começar seu Check-list bem, é uma boa idéia começar com os dados do animal e do dono, assim você disponibiliza toda as informações que o gestor precisa saber para organizar os trabalhos do dia.
Os dados devem conter: nome, raça, idade, nome do dono, telefone do dono, endereço, horário agendado.
Serviços contratados
Agora é preciso listar quais foram os serviços contratados e também os detalhes sobre os mesmos.
Então, para que o funcionário execute tudo de forma correta, é necessário que cada detalhe seja anotado, como por exemplo, não passar perfume, não colocar acessórios e etc…
Indicamos que essa parte inclua: serviços contratados, detalhes sobre os serviços, observações especiais.
Análise do animal
Na hora de deixar um animal no Pet Shop, é importante que o tutor informe qualquer tipo de doença, como alergias, por exemplo, lesões e também os objetos que foram deixados com o animal para evitar desentendimentos.
Além de que, caso você mesmo note alguma lesão no animal, tire fotos e avise o tutor imediatamente, para que ele não suspeite de que o animal se machucou aí na sua empresa.
Já pensou se, por exemplo, um animal com uma lesão na perna é deixado para fazer uma tosa e depois, e assim por engano ou má fé, o dono acaba culpando o Pet Shop por essa lesão? Por isso, adicionar uma análise do animal no check-list é importante também.
Indicamos que essa parte inclua: presença de parasitas (pulgas, carrapatos e etc), lesões , assim como lista de objetos deixados com o animal.
Assinatura
Para aumentar a força legal do documento, é importante além disso que o proprietário assine o checklist ao final da contratação do serviço, para que assim fique registrado a ciência dele sobre todas as informações ali presentes.
Se você for cliente do DataOn Pet, pode ainda fazer a assinatura desse documento de forma eletrônica, assim, evita de ficar guardando vários papéis.
Seguindo os critérios listados acima, preparamos esse check-list completo de banho e tosa para Pet Shop, você pode seguir esse modelo como padrão, adicionar ou excluir partes e montar a sua:
Dados do Animal
Nome do animal: ____________
Raça: ____________
Idade: ____________
Sexo (_) M (_) F
Nome do dono: _____________
Telefone: _____________
Endereço: _____________
Serviços contratados
Banho (_) Sim (_) Não
Hidratação (_) Sim (_) Não
Tosa (_) Sim (_) Não
Desembolo (_) Sim (_) Não
Observações: ___________________________________________________________________________
Análise do Animal
Presença de pulga ou carrapato? (_) Sim (_) Não
Presença de lesões? ____________________
Objetos deixados com o animal: _________________
Assinatura do responsável:________________
Conclusão
Viu como fazer check-list pode não ser nada complicado assim como ainda ajudar na organização da sua equipe e na rotina da empresa?
O DataOn Pet é um software de gestão pensado no dia a dia da sua empresa no ramo pet, sendo assim, também tem a função de check-list para a sua melhor comodidade.
Dentro da função você pode escolher quais informações são mais importantes para você e sua equipe saberem sobre o pet, desse modo, trazendo mais confiabilidade aos seus serviços.
Gratidão por compartilhar esse conteúdo ?