Como oferecer consultas e vacinas no seu Pet Shop

Talvez você não tenha uma clínica veterinária completa montada, mas saiba que tem como oferecer consultas e vacinas no seu pet shop.

Oferecer esses serviços é um grande atrativo para ter mais clientes e manter os atuais, porque você possibilitará uma maior comodidade e facilidade para o cotidiano do seu cliente.

Por isso, ao expandir o seu negócio para incluir os serviços de consulta e vacinação, você tornará seu pet shop ainda mais completo e atrativo.

No entanto, para que você e sua empresa trilhem um caminho de sucesso, é importante que você saiba a estratégia adequada.

Assim, nós traremos alguns pontos importantes para você que quer saber como oferecer consultas e vacinas em seu pet shop.

Esteja atento à legislação 

Ao oferecer serviços de consulta e vacina em seu petshop, adapte seu modelo de gestão, pois sua loja se tornará um consultório, exigindo atenção à legislação.

O entendimento do Superior Tribunal de Justiça é de que o pet shop não precisa ser registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) nem contratar veterinários como responsáveis técnicos. No entanto, só há dispensa de veterinários em relação à comercialização do produtos.

Para intervenção médica e tratamento animal, é essencial a presença do médico veterinário para consultas, exames, prescrição de medicamentos e aplicação de vacinas.

Porém, não existe a necessidade de contratar o veterinário no regime CLT, então, você pode contratá-lo para prestar serviços eventuais em horários e datas previamente estabelecidos.

Espaço

Tenha um local separado para as consultas, se não houver uma sala disponível, adapte a estrutura do pet shop para realizar os atendimentos veterinários.

Lembre-se que é essencial oferecer um serviço de qualidade e que possibilite o máximo conforto dos seus clientes e, principalmente, dos animais.

Então, escolha um ambiente silencioso para manter o animal tranquilo e permitir a comunicação sem interrupções entre o veterinário e o cliente.

Além disso, mantenha a higiene e a organização do consultório e da sala de vacinação para evitar problemas com a vigilância sanitária e garantir a saúde dos animais.

Recomendamos que esses espaços sejam facilmente limpos, bem iluminados e ventilados, evitando o acúmulo de sujeira e mantendo um ambiente saudável.

Gestão de estoque 

Ao oferecer vacinas, o cuidado ao estocar deve ser extremo, considerando custo, validade e necessidade de refrigeração.

É crucial controlar a quantidade de vacinas no estoque para garantir disponibilidade. A falta pode resultar em perda de faturamento, fazendo com que o cliente procure em outra loja.

Conheça o calendário de vacinação dos animais atendidos para registrar as informações dos clientes, incluindo idade e vacinas já administradas.

A partir do cruzamento dessas informações, você poderá planejar suas compras e atender seus clientes de maneira personalizada.

Um grande aliado na gestão de seu pet shop é a tecnologia, pois já existem software disponíveis no mercado. O DataOn tem diversas funcionalidades, inclusive a opção de receituário em que você acessa o histórico completo do animal com laudos, vacinas, exames, resultados e muito mais. Faça o teste gratuito por 07 dias e automatize seu negócio.

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